Curiosidades

Fraternidade

Com certeza você quis saber...

O Espiritismo é religião, filosofia ou ciência? As três coisas. É religião porque deseja a transformação moral do homem, seguindo os exemplos de Jesus Cristo no amor e na caridade. É filosofia porque faz refletir sobre as grandes questões da vida (de onde vim, o que eu faço aqui, para onde vou depois da morte). É também uma ciência, pois estuda a luz da razão e dos critérios científicos os fenômenos mediúnicos. Para o espiritismo, não existe o inexplicável, mas apenas fatos ainda não explicados que no tempo certo serão revelados.

Por que no centro espírita não há velas, incensos e imagens? Você deve estar confundindo o Espiritismo com outras religiões que assim expressam sua fé. Na casa espírita não há rituais nem cerimônias como batismo, crisma ou casamento. Não há gestos de reverência ou sinais cabalísticos, benzimentos ou talismãs. O culto espírita é o que vem do coração e que nos liga a Deus.

Como a Doutrina Espírita encara a morte? Ela "mata" a morte ao provar que a vida continua. A separação é apenas temporária para quem vai e para quem fica.

Por que há tanto sofrimento na Terra? Temos a liberdade de escolher entre o bem e o mal, assim, com muito aprendizado , evoluímos constantemente, encarnando várias vezes forem necessárias. Há espíritos que não aproveitam bem as existências, atrasando sua evolução. A Terra é como uma escola, um mundo de provas e expiações, onde o mal existe, daí a presença da dor e do sofrimento. Jesus disse que "há muitas moradas na casa de Meu Pai", referindo-se à pluralidade dos mundos habitados. Como nós, a Terra está se transformando num mundo melhor, onde a fraternidade reinará entre os homens.